O Projecto

O Arquivo das Danças do Alentejo é uma iniciativa da Pé de Xumbo Associação para Promoção de Música e Dança criada em1998, com sede em Évora mas com projectos nacionais e internacionais.

A ideia de pesquisar e divulgar as danças tradicionais do Alentejo e géneros coreográficos praticados nesta região surgiu há alguns anos e resultados concretos já foram produzidos pela Associação Pé de Xumbo, com o DVD Manda Adiante, sobre as valsas mandadas da Serra de Grândola.

Em 2009, a Associação Pé de Xumbo convidou Lia Marchi, directora e pesquisadora da “Olaria Projetos de Arte e Educação”, para participar de uma série de reuniões com Diana Mira e Celina da Piedade para elaborarem em conjunto propostas e metas e iniciar um projecto alargado sobre o tema.

No decorrer deste processo, o Professor Domingos Morais, investigador associado do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa), somou seu fundamental apoio à iniciativa da Pé de Xumbo integrando esta equipe.

Vai nascendo, vai crescendo, vai-se transformando a proposta de dar corpo e voz activa ao Arquivo das Danças do Alentejo.

Uma semente que lançamos, todos nós, em conjunto, e que neste primeiro momento irá realizar uma pesquisa de campo de três meses e produzir um libreto com os principais resultados desta etapa.

O projecto terá continuidade e espera publicar os resultados deste levantamento em livro, áudio e vídeo, além de um portal online com informações sobre as danças tradicionais do Alentejo.

Neste primeiro momento, acompanhe neste blog, o diário de campo da pesquisadora Lia Marchi nos caminhos das danças no Alentejo.

Para mais informações escreva para arquivodancasalentejo@gmail.com

Anúncios
%d bloggers like this: